quinta-feira, 8 de abril de 2010

Verbo reciclar, conjugue-o


Não é de hoje que você tem ouvido falar em reciclagem. Parece uma história velha mas é mais atual do que você imagina. É atual porque por mais que se falem não são tomadas providências devidas em relação ao assunto que é tão importante nos dias atuais e nos próximos e próximos... Reciclar ajuda o meio ambiente e ainda melhora a vida das pessoas. Depende da conciência de cada um fazer a sua parte. A cidade de São Paulo produz 15 mil toneladas de lixo por dia. Tem mais, você sabia que para fabricar uma tonelada de papel novo, é preciso derrubar de 16 a 30 árvores, 100 mil litros de água e 5Mw. hora de energia, enquanto que para fabricar uma tonelada de papel reciclado é precico somente de uma tonelada e meia de papel velho, 2 mil litros de água e 2,5Mw de energia. Convencido? Para acertar em cheio veja o que pode ir para a lixeira e ajude a diminuir a quantidade de lixo em sua cidade. Temos que nos mexer pessoal, com isso você estará ajudando não só a você, mas a sua família, seus vizinhos, e todos aqueles que te cercam.

Papel
Recicláveis: impressos em geral(jormal, revistas livros), papelão, cartolina, envelopes.
Não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografia, papel toalha, papel-higiênico.

Vidros
Recicláveis: garrafa, frasco, copo, pote.
Não recicláveis: louças e cerâmicas, cistal, espelho, lâmpadas, porcelanas, ampolas de medicamentos.

Plásticos

Recicláveis: tampas, potes de alimentos, garrafas pet, recipientes de limpeza, pvc, sacos plástico, brinquedos e baldes.
Não recicláveis: cabo de panela, tomada, adsivo, espuma, acrílicos.

Metais
Recicláveis: latas de alumínio, lata de aço(óleo, sardinha, molho de tomate), ferragens, canos, esquadrias e arames.
Não recicláveis: clipes, grampo, esponja de aço, lata de tinta u veneno, lata de combustível.

Você pode reciclar em casa mesmo, com um pouco de criatividade, voce faz coisas ótimas, como esse pote de sorvete que virou uma cesta muito linda para você guardar o que quiser, ou essas florzinhas de garrafa pet para enfeitar o seu jardim. Junte os amigos, convoque a vizinhança. Provalvelmente existe em sua comunidade, cooperativas que também reciclem esses materiais. Se informe com a prefeitura e ajude a fazer do seu mundo um lugar muito melhor.

Bjusssssssss
GlauCia

Nenhum comentário:

Postar um comentário