terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sono ajuda a resolver problemas difíceis

Bonn, Alemanha - O psicólogo alemão Ullrich Wagner comprovou, juntamente com seu grupo de perquisadores da universidade de Lubeck, que o sono ajuda mesmo a resolver questões difíceis, como muitos imaginavam.
Os pesquisadores alemães comprovaram que o sono sufuciente estimula, além da memória, a inteligência e a criatividade. Para chegar a essa conclusão, Ullrich Wagner desenvolveu um teste especial, com tarefas de matemática.
A prova de que uma noite bem dormida ajuda a fazer um conhecimento novo, uma descoberta, foi obtida com ajuda de 66 estudantes, quer receberam a tarefa de modificar sequências de números de acordo com certas regras.
Os voluntários foram divididos em três grupos. Todos receberam as mesmas tarefas, que deveriam ser executadas em duas fases. Um grupo pôde dormir 8 horas entre a primeira e a segunda fase.
Os estudantes do segundo grupo tiveram que permanecer acordados a noite toda e fazer a segunda parte da sua "lição", cançados e de olhos vermelhos.
Um terceiro grupo recebeu a primeira parte da tarefa de manhã, e a segunda à noite, também sem ter dormido durante o dia.
O resultado foi que 60% dos estudantes que dormiu, conseguiram resolver os problemas de matemática. O desempenho dos outros dois grupos foi bem inferior, e curiosamente ambos ficaram pouco acima dos 20%.

Fonte: Jornal A tribuna - Ciência e Medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário